Ranqueamento no Google consiste no destaque de publicações do seu site ou blog de maneira no buscador, que tanto pode ser de maneira orgânica, como também, paga.
Entretanto, o que você precisa saber é que ranquear no Google de maneira orgânica é a forma mais inteligente de fazer com que sua marca ganhe credibilidade. Isso porque ao entender como o Google ranqueia seus sites, sua marca mostra competência nessa ação.
“Mas como ranquear meu site no Google?”, você pode estar se perguntando. E isso que iremos saber agora.
Descubra agora tudo o que você precisa saber sobre ranqueamento no Google
Como ranquear meu site no Google – Veja aqui
Definição de SEO
Para entender sobre ranqueamento no Google, primeiramente é preciso entender o que é SEO.
A sigla para o termo em inglês “ Search Engine Optimization”, que traduzindo significa: otimização para sites de busca. Consiste em um conjunto de ações que tem como foco principal fazer com que um site ou blog se destaque de maneira orgânica nas primeiras páginas de busca do Google.
Então, é através destas ações, que também são chamadas de técnicas de SEO, que se torna possível obter destaque nas buscas orgânicas.
E ainda sobre esse assunto, é preciso destacar que também existe uma forma de um site ou blog se destacar no buscador no Google sem que realize estas técnicas, que é através do SEM, sigla para Search Engine Marketing, uma forma de destacar seu site ou Blog na primeira página pagando por isso.
E embora o SEM também seja importante, é com o SEO que a sua marca ganha o respeito e credibilidade almejados.
Nesse sentido, vamos entender agora as principais técnicas de SEO para ranqueamento no Google. Veja:
SEO para ranqueamento no Google – Veja agora!
1 – Definição de palavra-chave para ranqueamento no Google
Palavra-chave consiste na ideia principal do seu artigo, aquela que você acredita que será digitada ou perguntada através dos mecanismos de voz para o Google.
Na verdade, será necessário que você defina, pelo menos, uma palavra-chave primária e mais duas palavras-chave que são chamadas de palavras-chave secundárias e serão trabalhadas ao longo do texto.
E aqui vão algumas dicas muito importantes para ranqueamento no Google:
- Utilize a palavra-chave primária a cada 300 palavras;
- Faça uso das palavras-chave secundárias cada 200 palavras;
- Insira as palavras-chave em alguns subtítulos.
Tome cuidado para que você não realize o uso excessivo da palavra-chave, pois os bots do buscador Google podem reverter a sua posição caso entendam que seu artigo fere alguns dos padrões éticos da plataforma.
2 – Fique atento à estrutura do seu texto para ranquear no Google
O ranqueamento no Google é necessário para a criação de textos de qualidade, que consigam prender à atenção dos leitores, bem como, fazer com que eles consigam ter uma leitura mais fluída.
Por isso, é de extrema importância ficar atento à forma que seu artigo está sendo escrito, para que, desse modo, ele consiga atender aos parâmetros necessários para uma boa leitura e interpretação. E aqui vão mais algumas dicas:
- Procure desenvolver uma escrita mais dinâmica, com palavras de fácil entendimento;
- Faça bom uso das pontuações, distribuindo-as ao longo dos parágrafos de forma a fazer com que a leitura fique menos cansativa;
- Escreva parágrafos curtos, com, no máximo 3 ou 4 linhas;
- Invista em textos com qualidade nas informações e que superem o número de 500 palavras;
- Faça uso dos subtítulos a, no máximo, cada 300 palavras no seu texto;
- Utilize imagens no meio do seu texto para exemplificar aquilo que você quer dizer e tornar a leitura menos cansativa.
3 – Atente-se para pequenos detalhes de configurações e conseguirá ranqueamento no Google
Pequenas configurações também são elementos de extrema importância e influencia no modo de como o Google ranqueia seus sites.
Neste sentido, vamos citar as principais configurações para que sua publicação desenvolva um SEO qualificado:
Atributo Alt nas imagens
O Atributo Alt nada mais é do que a descrição principal das imagens e deve ser um elemento para o qual você deve estar atento.
O ideal é que você insira a palavra-chave nessa descrição para que possa conseguir otimizar a sua publicação.
Tags
As Tags são outras palavras-chave, além das primárias e secundárias já estabelecidas, que tem ligação com o seu artigo.
Nesse caso, você deve utilizar palavras-chave pequenas, médias e grandes, pois nesse último caso, elas podem ser o alvo de pessoas que utilizam o Google através de seu buscador de voz.
Meta-descrição
A meta-descrição trata-se de um pequeno texto, com no máximo 150 caracteres, que dá um resumo e convida o leitor a ler seu artigo. Ela aparece no buscador abaixo do link do site. Não se esquecendo de um detalhe importante, que é o de inserir a palavra-chave principal nessa frase.
4 – Crie títulos relevantes para bom ranqueamento no Google
A criação de títulos relevantes são importantes, pois são eles que vão atrair o leitor para a sua página.
Mas também existem técnicas para que você consiga bom ranqueamento desenvolvendo títulos bem elaborados. Seguem algumas dicas:
- Faça títulos de cumprimento médio, nem tão curtos, nem tão longos, mas que sejam suficientes para bom entendimento do leitor;
- Insira a palavra-chave principal no título de seu artigo;
- Utilize gatilhos mentais para atrair à atenção do leitor.
5 – Utilize o sistema de linkagens internas e externas
Por fim, para ranquear no Google, é de extrema importância utilizar links do seu artigo. Tais links devem ter ligação com o assunto tratado, sendo que alguns devem direcionar o leitor para conteúdos do seu próprio site, enquanto que outros, para conteúdos externos.
Conclusão
Aplicando corretamente as técnicas de SEO, os resultados orgânicos tendem a aparecer com maior facilidade. Nesse sentido, concluir, portanto que são estas ações as responsáveis pelo ranqueamento do Google, que fomentam a criação de conteúdo qualificado para os consumidores.